Gestão 2025-2028

Novo presidente da AMM, Luis Eduardo Falcão defende política mais próxima das prefeituras

Prefeito de Patos de Minas venceu o candidato à reeleição, Dr Marcos Vinicius

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
04/04/2025 às 19:53.
Atualizado em 04/04/2025 às 20:09
Para Falcão, política mais próxima das prefeituras beneficiará todos os municípios (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Para Falcão, política mais próxima das prefeituras beneficiará todos os municípios (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Luís Eduardo Falcão (Novo) garantiu a maioria dos votos e venceu a disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). Na votação realizada nesta sexta-feira (4), na sede da entidade, em Belo Horizonte, Falcão derrotou o candidato à reeleição, Dr Marcos Vinicius, e vai comandar a maior associação municipalista da América Latina até 2028. Ele teve 361 votos (55,6%) contra 288 do adversário. 

Participaram da eleição 649 dos 806 aptos a votar - representantes de municípios afiliados cadastrados e em dia com a AMM. A posse da nova diretoria será em 7 de maio, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM, no Expominas, na capital mineira.

“Primeiramente, agradeço a presença de todos os prefeitos e prefeitas que compareceram aqui para votar. Votando ou não na nossa chapa, o nosso compromisso é com todos os municípios afiliados. Findada a eleição, agora, é trabalhar. Estou muito contente com a oportunidade”, disse Falcão, no discurso após anúncio do resultado.

O novo comandante da AMM também reforçou o que será prioridade durante a gestão dele. As propostas foram apresentadas durante a campanha interna, conforme o Hoje em Dia publicou nesta semana.

“O que a gente propõe, além da revisão do pacto federativo, que é uma luta de muitos anos já, é a revisão dos critérios de divisão de recursos entre os municípios, principalmente para os menores”, pontuou Falcão. “Porque os municípios médios e grandes, eles têm as suas próprias ferramentas. Eles têm recurso próprio, eles têm uma equipe mais adequada”, acrescentou.

Falcão também defendeu uma política mais próxima das prefeituras, o que beneficiaria a todos os municípios.

“Nós estamos aqui para ouvir reclamações, para ouvir críticas, para receber todos os prefeitos e prefeitas, porque eles é que pagam a conta, são os municípios que custeiam essa associação aqui. Não faz nenhum sentido ter uma gestão distante dos municípios. E vou além, a AMM é que tem que ir atrás dos municípios, não são os municípios que tem que vir atrás da AMM e pedir ajuda”.

Durante a campanha, Falcão também propôs mudar o atual estatuto da AMM, para que as eleições sejam realizadas a cada dois anos - atualmente, os mandatos são de 3 anos. Para a nova gestão, ele defende que apenas prefeitos em exercício estejam aptos a disputarem o cargo, numa referência ao fato de que o adversário na disputa pelo comando da AMM estava sem mandato.

Duas chapas concorreram à eleição: “AMM Independente, Forte e Eficiente”, encabeçada por Dr. Marcos Vinicius, e a chapa vitoriosa -  “AMM Atuante, Unida e Transparente”, encabeçada por Luís Eduardo Falcão.

O edital completo com as informações sobre a inscrição das chapas e o processo de votação do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação para o triênio 2025-2028 foi publicado no portal da AMM e nas redes sociais da entidade. Puderam votar os prefeitos e prefeitas dos municípios associados que estão em dia com as obrigações estatutárias.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por