Novo tremor derruba telhado e racha paredes em Moc

Girleno Alencar - Do Hoje em Dia
12/09/2012 às 22:40.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:14

MONTES CLAROS – Mais um forte tremor de terra foi registrado às 20h56 desta quarta-feira (12), em Montes Claros, levando muitas pessoas para as ruas, com medo de maiores problemas. No bairro Grande Santos Reis, epicentro dos últimos tremores, alguns telhados caíram e surgiram rachaduras nas paredes de casas e estabelecimentos comerciais.

Técnicos do Observatório Sismológico da Universidades de Brasilia (UNB) confirmaram que o tremor atingiu 2,9 graus na Escala Richter. Somente nesta quinta-feira a USP irá informar os dados registrados por seus equipamentos.


O coordenador municipal de Defesa Civil, Matson Malveira, anunciou que na manhã desta quinta-feira (13) uma equipe formada pela Comdec e Corpo de Bombeiros fará vistoria em vários bairros da cidade para saber os impactos do tremor.

Malveira informa que o problema dos tremores em Montes Claros está preocupante, como mostram os estudos técnicos. A cidade deverá criar um Programa de Defesa Civil para enfrentar a situação. A meta é organizar em novembro um seminário, em parceria com a Unimontes, para tratar do tema.

Desde o dia 25 de junho Montes Claros está sendo monitorada por oito sismógrafos espalhados pela Unb e USP. Durante este período foram registrados 65 tremores naturais e 22 provocados pelas explosões das pedreiras. Antes disso, haviam sido registrados 48 tremores de terra na cidade desde 1984. O Governo do Estado adquiriu uma estação sismográfica para ser instalada na cidade, mas o equipamento comprado por meio de licitação no México, chegará apenas no final de novembro.

Pequenos tremores de terra têm ocorrido em Montes Claros, conforme os relatórios sismográficos, sendo 12 somente no dia 13 de julho. Nos casos provocados por explosões nas pedreiras, 16 foram identificados com base nas informações repassados pela JLX Mineração, que mostrou os dados das detonações.

As outras duas pedreiras não informaram os dias e horários das detonações. O tremor de menor magnitude ocorreu no dia 26 de junho, que atingiu 0,5 graus na escala Richter, enquanto o de maior, em 30 de maio, atingiu 2,8 graus.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por