Novo vagão do metrô de Belo Horizonte é apresentado; confira a galeria de imagens

Hoje em Dia
05/11/2014 às 17:58.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:54
 (Samuel Costa / Hoje em Dia)

(Samuel Costa / Hoje em Dia)

O primeiro trem de um conjunto de 10 novas composições que integrarão a frota do metrô de Belo Horizonte foi apresentado à imprensa, nesta quarta (5). Os vagões foram apresentadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Pátio de Manutenção Eldorado, em Contagem, mas só devem começar circular com passageiros em janeiro de 2015.   Segundo a CBTU, o investimento é de R$ 171,9 milhões na compra das novas composições, que deverão transportar cerca de 50% a mais em número de passageiros, saindo dos atuais 230 mil passageiros/dia para cerca de 340 mil pessoas por dia. Cada trem contará com quatro vagões.   Mudanças   O layout das composições são diferentes da atuais. Os novos trens possuem contornos arredondados e futuristas. Além disso, os equipamento usarão tecnologia sustentável, segundo a CBTU. O sistema de iluminação conta com luminárias a LED, que são mais eficientes, econômicas e mais duráveis que as lâmpadas convencionais.    As composições estão equipadas com dispositivos que reaproveitam energia elétrica durante a frenagem, reduzem custos de manutenção e colaboram para o meio ambiente. Os freios dispõem de sistema antitravamento que garantem paradas mais suaves e seguras nas frenagens do veículo.    Outra mudança será a ausência de divisões internas entre carros, os salões do novo trem são integrados, formando um amplo corredor entre um carro e outro. O passageiro pode se deslocar livremente entre os quatro carros.    A CBTU informa ainda que outros itens aumentarão o conforto e a segurança do usuário são: ar condicionado duplo, janelas amplas, portas mais largas, circuito fechado de câmeras de segurança internas e externas, sonorização digital e oito monitores de TV.     Os novos trens também contarão com assentos preferenciais para gestantes, idosos, obesos e passageiros com mobilidade reduzida, além de área reservada a usuário com cadeira de roda. Intercomunicadores comuns e adaptados permitem a comunicação com a cabine do condutor e um mapa eletrônico luminoso informa as estações percorridas. Painéis de LED exibem data, horário, a próxima estação e o lado de desembarque. Na abertura de portas, além da campainha, uma indicação luminosa, simultânea, orienta os deficientes auditivos.   As composição também contarão com um dispositivo para situações de emergência. Um botão de alerta avisará o condutor, para adotar as medidas necessárias. Portas de emergência com pega-mão e escada escamoteável facilitarão a saída da composição, caso necessário. Sistemas de iluminação e equipamentos de segurança, rádio, sonorização, CFTV e comando de portas serão alimentados por baterias por até três horas e mensagens sonoras, acionadas pelo condutor, orientarão os passageiros sobre o correto procedimento. 

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