Alterações ampliam fluxo de veículos e segurança de pedestres na região Nordeste de BH; obras da Praça das Águas seguem em andamento
Novas alças e travessias semaforizadas ampliam o fluxo e a segurança no entorno da Estação São Gabriel, onde segue a construção da Praça das Águas (Arquivo Sudecap)
Motoristas que passam pelo entorno da estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, já podem contar com novos acessos e faixas de trânsito. A liberação em trechos da avenida Cristiano Machado se deve ao avanço das obras na Praça das Águas, projeto que integra o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha e tem como objetivo melhorar o tráfego e reduzir alagamentos na área.
Entre as novidades, estão duas novas alças na Cristiano Machado (sentido bairro) - uma que permite o acesso à Via 240 e outra exclusiva para o Novo Anel (sentido Rio de Janeiro). O novo traçado também facilitou o fluxo de veículos vindos da Cristiano Machado (sentido Centro), pelo viaduto Paulo Mendes Campos, e da Via 240 (sentido Centro).
Travessias semaforizadas foram implantadas, e o transporte coletivo também foi beneficiado com melhorias no acesso e saída das linhas da Estação São Gabriel. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que ajustes nas vias e calçadas seguem em andamento, com o objetivo de ampliar a mobilidade no entorno.
Com investimento de cerca de R$ 68 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a obra na praça foi projetada para captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha, direcionando-as ao Ribeirão do Onça.
A estrutura, localizada na confluência dos cursos d’água, terá capacidade para armazenar 27 milhões de litros, reduzindo o risco de alagamentos em períodos de chuva intensa.
Segundo a Sudecap, os efeitos das intervenções já foram observados no último período chuvoso, com melhora no escoamento da água na Avenida Cristiano Machado, um dos principais corredores de trânsito da capital.
Leia mais: