Número de adolescentes e de drogas apreendidos são destaques de megaoperação da PM

Sara Lira - Hoje em Dia
12/06/2015 às 12:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:27
 (PMMG/ Divulgação)

(PMMG/ Divulgação)

O número de adolescentes apreendidos em flagrante quase duplicou em relação a última operação da Polícia Militar realizada em abril. Esse é um dos destaques do resultado da 'Operação 240 Anos', iniciada às 7h desta quinta-feira (11) e finalizada às 7h desta sexta, em todos os 853 municípios de Minas.

Além disso, drogas e armas foram apreendidas, pessoas presas e autos de infração de trânsito expedidos. O balanço oficial foi apresentado na manhã desta sexta.

As regiões com maior número de prisões foram no Vale do Aço e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já as apreensões de drogas foram, em sua maioria, em aglomerados da capital como o da Serra e Pedreira Prado Lopes. No total a Polícia encontrou 73 quilos de maconha, 21 de cocaína e três de crack, além de R$ 91.714 em dinheiro, frutos da atividade do tráfico.

De acordo com o chefe da Sala de Imprensa da PMMG, major Gilmar Luciano, uma das vertentes da operação foi o foco na apreensão de armas de fogo. “Na maior parte dos assaltos os bandidos estão armados”, afirmou. No total, 203 armas foram apreendidas, principalmente nas fronteiras do estado. “Elas eram trazidas de outros estados para Minas”, completou.

Outras 476 pessoas foram presas, sendo 448 que já estavam com mandados de prisão em aberto e o restante, em flagrante.Segundo o major, 155 menores foram apreendidos – contra 99 na operação Alferes Tiradentes, em abril, principalmente por tráfico de drogas e assalto.

Para ele, a redução da maioridade penal é uma questão que deve ser debatida no país. “A redução não vai resolver o problema da violência, mas vai mudar o modus operandi (modo de operação) do crime. Porque hoje a maior vítima do criminoso maior de idade é o menor, que está sendo usado para a prática delituosa como tráfico, homicídios e latrocínio”, pontuou.

TRÂNSITO

As infrações de trânsito também chamaram a atenção na 'Operação 240 Anos'. No total 3.792 autos de foram expedidos, por motivos variados, de leves a graves. “Havia desde a ausência de documentação e até infrações mais graves como dirigir embriagado e ultrapassagens proibidas”, destacou o militar.

A Operação foi em comemoração aos 240 anos da Polícia Militar.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por