Obra em rodovia entre BR-040 e MGT-383 dificulta vida de moradores na região Central de Minas

Bruno Moreno - Hoje em Dia
05/09/2013 às 07:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:39

Um trecho de 6,6 quilômetros de uma nova rodovia, ligando a BR-040 à MGT-383, em Alto Maranhão, distrito de Congonhas do Campo, na região Central do Estado, tira o sono da comunidade. Chamado de MGC-383, o caminho, que terá pistas duplas e velocidade máxima de 110km/h, corta cinco estradas rurais. O traçado obrigará os moradores a fazer retornos, aumentando em até quatro quilômetros um percurso que atualmente é de poucos metros.

A reivindicação da União das Associações Comunitárias de Congonhas (Unaccon) é pela construção de passarelas e trincheiras, que não constam no projeto original. Entretanto, ainda não há definição se o pedido será aceito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela obra.

A intervenção total soma 45,8 quilômetros e liga a BR-040 a São Braz do Suaçuí, passando também pela MG-155. A cidade fica ao lado da siderúrgica Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), instalada em Jeceaba, município vizinho. Desde que as obras da usina começaram, em 2008, e com o início da produção, em 2011, o tráfego de veículos aumentou muito.

Por isso, o DER decidiu duplicar a via e implantar a MGT-383, cruzando as estradas rurais. Além disso, a estrada dá acesso a Tiradentes e São João del-Rei, cidades históricas que serão vendidas como destino turístico para a Copa de 2014.

Em negociação
 
O investimento atual é de R$ 180 milhões e a previsão é a de que as obras sejam concluídas até julho do ano que vem, um mês após o início da disputa do Mundial.

O responsável pela curadoria de Meio Ambiente da 1ª Promotoria de Justiça de Congonhas, promotor Vinícius Alcântara Galvão, aguarda uma comunicação do DER até a próxima semana sobre alterações no projeto. Devem ser incluídas duas passarelas e uma trincheira.

O acerto sobre as melhorias na obra foi feito na última segunda-feira. Antes, porém, a prefeitura de Congonhas e a Câmara dos Vereadores realizaram três reuniões e convidaram o DER, mas o órgão estadual não enviou representante.

Já o DER informou que aguarda as reivindicações locais para avaliar e contratar os projetos de passarelas.

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