(PBH/ Divulgação)
Começaram as intervenções que prometem repaginar a rua Goiás, no trecho atrás da sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro. As principais mudanças no quarteirão entre a rua da Bahia e a Praça Afonso Arinos incluem ampliação de calçadas, implantação de travessia de pedestres elevada e reorganização de vagas de estacionamento.
O projeto também vai instalar no endereço uma Zona 30, iniciativa que reduz a velocidade dos veículos a no máximo 30 km/h. O objetivo é diminuir os riscos de acidentes e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas.
As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte - Centro de Todo Mundo, melhorando a acessibilidade e as opções de mobilidade para a população.
Conheça o projeto
O projeto prevê calçadas maiores e um espaço reservado para eventuais barracas de feirantes. O espaço público será compartilhado por quem está a pé, ciclistas e motoristas.
As novas calçadas irão contemplar os requisitos de acessibilidade universal, tornando o trecho mais inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e bicicletas.
A velocidade máxima de 30 km/h vai reduzir ruídos, a poluição do ar e o estresse relacionado ao trânsito, melhorando a qualidade de vida dos moradores.
As Zonas 30 são intervenções que transformam as vias em espaços de convivência. O projeto inclui uma revisão do desenho da rua e já foi adotado em outras regiões de BH, como os bairros Confisco e Cachoeirinha.
Leia mais: