Início das intervenções, que causariam bloqueio em trecho da via, foi postergado pela prefeitura para melhor organização do trânsito
Segundo a prefeitura, mudança vai garantir melhor orientação e segurança para motoristas e pedestres (Adelmo Ramos/PMC)
A Prefeitura de Contagem adiou o início das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) na avenida João César de Oliveira, que estavam previstas para começar neste domingo (10). A decisão foi tomada para garantir a segurança e a melhor orientação do trânsito em uma das vias mais movimentadas da cidade da Grande BH. A nova data de início das intervenções será 13 de agosto.
As obras, com custo total de R$ 23 milhões, incluem a correção de desníveis, alargamento de pistas e melhorias no acesso às estações de ônibus. Entre as intervenções estão o ajuste de nível nas estações Fórum, Cinco e Complexo Hospitalar, a criação de faixas elevadas para pedestres e o alargamento de pistas nas estações Babita Camargos e Cidade Industrial.
Além disso, está prevista a criação de uma via exclusiva para ônibus próxima à estação Fórum e a instalação de gradis para direcionar os pedestres para pontos de travessia segura. Segundo a prefeitura, os trabalhos, que podem durar cerca de seis meses, serão realizados em três turnos, de segunda a sábado. O bloqueio inicial na pista em frente ao Complexo Hospitalar de Contagem, no sentido Sede/Eldorado, está previsto para durar cerca de 40 dias.
Veja nota da prefeitura na íntegra:
"Está definida a nova data para o início das intervenções de nivelamento das pistas da avenida João César de Oliveira, na Estação Hospital Municipal.
Além da Estação Hospital Municipal, as obras incluem estações Cinco e Fórum, na segunda etapa.
Essenciais para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, as obras estão marcadas para começar às 6h da manhã da próxima quarta-feira, 13 de agosto, no entorno da estação Hospital Municipal.
O adiamento do início dos trabalhos tem como objetivo garantir que o local e os desvios estejam melhor sinalizados, para orientação e segurança de motoristas e pedestres.
As obras visam a adequação entre os dois sentidos da avenida João César de Oliveira, nas proximidades das estações Complexo Hospitalar, Cinco e Fórum. Esses ajustes visam adequar as vias às estações, como forma de atender à legislação e normas nacionais de acessibilidade e inclusão.
É importante ressaltar que não há qualquer irregularidade com as estações, que foram feitas de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão e demais normas vigentes. As intervenções, que já estavam previstas no projeto original, são necessárias para que não haja empecilho para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como degraus ou rampas com maior inclinação.
Em todos os casos, a mobilidade na região será garantida, tanto por desvios por vias paralelas quanto por alteração de sentido na própria avenida João César de Oliveira. Foram feitos diversos estudos para entender a região e traçar os melhores desvios, por vias com capacidade de absorver melhor o tráfego da avenida."