Visitas a imóveis

'Olha a chuva': ação em áreas de risco de BH orienta moradores sobre situações de emergência

Primeira área visitada foi o Aglomerado da Serra, Regional Leste da capital

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
21/12/2024 às 10:51.
Atualizado em 21/12/2024 às 12:04
Atividade é realizada todos os anos no período que antecede as chuvas (Divulgação)

Atividade é realizada todos os anos no período que antecede as chuvas (Divulgação)

Foi iniciada a mobilização “Cortejo Musical Pente Fino” em áreas de risco de Belo Horizonte. A atividade é realizada todos os anos pela Urbel e busca orientar os moradores sobre a forma adequada de agir em situações de emergência provocadas pelas chuvas. A primeira área visitada foi o Aglomerado da Serra, Regional Leste da capital.  

O cortejo musical é uma forma leve e lúdica de alertar a população sobre o período chuvoso. Os artistas, acompanhados dos técnicos da Urbel e de uma banda de música, distribuem as cartilhas “Olha a chuva”, cujo conteúdo ajuda a população a identificar indícios de risco geológico e orienta como agir nas situações de emergência. 

Cartazes e faixas estão sendo afixados nas comunidades com locais de risco alto e muito alto; motocicletas equipadas com som vão percorrer várias vilas veiculando mensagens orientando a população sobre como evitar acidentes nas chuvas. 

As ações preventivas em áreas de risco desenvolvidas pela Urbel ocorrem durante todo ano por meio de vistorias, obras estruturantes, obras de manutenção, intervenções com mão-de-obra do morador e obras de encostas realizadas pelos Programa Estrutural em Áreas de Risco e o Programa Gestão de Risco Geológico-Geotécnico. Desde 2022 foram concluídas mais de 300 obras de encostas nos bairros e áreas de interesse social da cidade. 

De acordo com a Supervisora de Ações Emergenciais e Estratégicas da Urbel, Alice Uzêda, o objetivo da ação é reforçar o trabalho de prevenção e preparação para o enfrentamento do período chuvoso. "As pessoas precisam ficar cada vez mais em alerta porque o período chuvoso pode provocar alterações repentinas nos terrenos e nas moradias. O morador deve se atentar para trincas no terreno, paredes estufadas, árvores e postes inclinados, bem como não plantar bananeiras nos morros, não jogar lixo e entulho nos córregos. Devem pedir uma vistoria sempre que perceberem qualquer sinal. São atitudes simples que podem evitar a acidentes”, alertou Alice. 

Confira a agenda do Cortejo Musical 

• 23/12 - 10h - Novo Lajedo (Regional Norte)
• 26/12 – 10 – Bairro Montes Claros (Regional Nordeste)

*Com informações da PBH

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por