Dois ônibus que circulavam sem cobradores foram recolhidos pela BHTrans, na Estação Diamante, região do Barreiro, na manhã desta quinta-feira (28). Os dois veículos são das linhas 310 e 309 e foram obrigados a voltar para as garagens das empresas.
O passageiros precisaram esperar a chegada de outros coletivos para seguir viagem.
A lei municipal 10.526/2012 diz que os coletivos só podem operar sem trocador em horário noturno, aos domingos e em feriados. A permissão para circular sem trocadores durante todo o dia só foi dada aos veículos do Move. Ainda segundo a empresa, entre janeiro e outubro deste ano, foram feitas 7.973 autuações às concessionárias por causa da ausência dos agentes de bordo. A multa é de R$ 665,68.
A fiscalização é de responsabilidade da BHTrans e a população pode denunciar a falta dos cobradores pelo telefone 156 ou pelo https://prefeitura.pbh.gov.br/contato.
Na semana passada, motoristas e cobradores fizeram uma manifestação na Estação Barreiro justamente por causa da ausência dos agentes nos coletivos. O protesto ocorreu após denúncias de que coletivos convencionais que partem do terminal estariam operando sem os profissionais em horários não permitidos.