Da Praça da Estação ao Parque da Serra do Curral a bordo de um ônibus executivo, por R$ 4,35. A partir da próxima terça-feira, com a inauguração da primeira linha turística de Belo Horizonte, visitantes da capital terão a oportunidade de conhecer os principais cartões-postais da zona Sul.
As viagens poderão ser feitas todos os dias – de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h20, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 19h10. O passageiro que descer em algum dos pontos visitados terá que pagar uma nova passagem caso queira seguir a viagem. O ponto final será na rua Aarão Reis, 500, atrás da Praça da Estação, no Centro.
As dias úteis, o tour será encerrado na Praça da Bandeira, no bairro Mangabeiras. Já nos fins de semana e feriados, com trajeto estendido, os ônibus seguirão até o Parque das Mangabeiras e Parque da Serra do Curral. No caminho, estão o Parque Municipal, a Praça da Liberdade, o Museu Histórico Abílio Barreto e o Mercado Central.
SERVIÇO EXECUTIVO
O ST01 Circuito Turístico Centro-Sul, nome da linha, será operado pelo Consórcio Pampulha e terá características de ônibus executivos, com bancos estofados, apoio de braço, internet sem fio, televisão, janelões com vidros escuros e ar-condicionado, mas não são panorâmicos. Os veículos também têm elevadores para deficientes físicos e compartimento para pequenas bagagens.
A capacidade é de até 43 passageiros assentados, e a expectativa é a de que cada viagem dure, em média, uma hora. A BHTrans não fez uma exposição dos veículos à imprensa nem informou quantos irão circular. O trabalho de plotagem da carroceria ainda era realizado nessa quinta (5).
QUASE UMA HORA
Nos dias úteis, a linha vai operar com intervalos de 40 minutos, e, aos sábados, domingos e feriados, de 50 minutos. Ao longo do trajeto, os veículos farão 21 paradas para embarque e desembarque. A BHTrans não informou quantos veículos vão circular na nova linha.
No ano passado, durante a Copa das Confederações, um ônibus turístico rodou improvisadamente pelos principais pontos turísticos, graças a iniciativa de um empresário.
A linha partia da Praça do Papa e passava pela Savassi, Praça da Liberdade, Museu Abílio Barreto, Mercado Central, Praça da Estação e Parque Municipal.