Ação resultou no resgate de 24 pássaros
(Divulgação/PCMG)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nessa quinta-feira (10) a Operação "Aves Livres 2", com o objetivo de combater a manutenção ilegal de espécies da fauna silvestre em cativeiro. A ação resultou no resgate de 23 pássaros e um papagaio durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em quatro residências distintas na capital mineira.
Dois homens e duas mulheres foram levados à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro.
Entre as aves apreendidas estão diversas espécies, como trinca-ferro, azulão, chapinha, pássaro-preto, baiano, sabiá, tico-tico, curió, alçapão, além de um papagaio.
As investigações começaram a partir do levantamento de endereços onde era possível observar, de forma visível, a presença de gaiolas com animais silvestres. Após a coleta de informações, trabalhos investigativos foram realizados para verificar a existência de licenças ou autorizações vinculadas aos moradores e imóveis. Foi constatado que nenhum dos alvos possuía documentação legal para a criação das espécies.
Todas as aves resgatadas foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). No local, elas passarão por avaliação e reabilitação, seguindo o protocolo ambiental.
Vale ressaltar que três das aves resgatadas apresentavam anilhas identificadoras. Diante disso, a perícia oficial da PCMG foi acionada para analisar a autenticidade e a regularidade desses dispositivos.
A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), reforçando o combate aos crimes contra a fauna silvestre no estado.