(Polícia Civil/Divulgação)
Dezenove pessoas foram presas na Operação Independência, desencadeada pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (6), em Riberião das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a corporação, 17 homens e duas mulheres faziam parte de um esquema de tráfico de drogas e homicídios, no bairro Menezes, na região do Justinópolis.
No total, 270 policiais cumpriram ainda 44 mandados de busca e apreensão. Em uma das casas investigadas foi encontrada uma moto desmontada, com o motor raspado, além de um par de placas clonadas. A polícia acredita que os detidos no local façam parte de um esquema de desmanche de veículos, que será apurado posteriormente. Foram apreendidos ainda uma garrucha com oito munições e um carregador de pistola automática vazio.
Conforme os investigadores, os alvos da ação são integrantes de uma organização criminosa responsável por diversos crimes no bairro Menezes. O grupo é suspeito de ter cometido ao menos 11 assassinatos, sendo que sete ocorridos dentro da própria facção. Os bandidos estavam sendo monitorados desde 2016.
A operação foi comandada pelo delegado Luciano Guimarães e contou com o apoio de helicóptero e cães farejadores da corporação. O nome da ação faz alusão ao 7 de Setembro, porque ela foi realizada para "dar independência à população do local em relação aos crimes cometidos na região".
Leia também:
Megaoperação busca 43 suspeitos de tráfico de drogas e assassinatos em Ribeirão das Neves