Ação visa cumprir mandados contra agressores, além de fazer visitas tranquilizadoras a mulheres com medidas protetivas
Operação Amparo ocorre em todo território mineiro (PCMG/Divulgação)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deu início, nesta sexta-feira (1º), à Operação Amparo, marcando a abertura oficial da programação do Agosto Lilás. O mês é dedicado ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e a ação mobiliza todas as 70 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) do estado.
O principal objetivo da operação é cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra agressores. Além disso, as equipes policiais farão "visitas tranquilizadoras" a mulheres que possuem medidas protetivas de urgência deferidas pela Justiça, reforçando o amparo e a segurança das vítimas.
Segundo a PCMG, a expectativa é cumprir mais de 140 mandados de prisão e 80 de busca e apreensão em todo o estado. Em Belo Horizonte, a operação já está em andamento em diversas regiões, com 70 policiais nas ruas para cumprir 21 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão.
A diretora Estadual de Gestão das DEAMs, delegada Larissa Maia Campos Falles, destacou a importância da ação coordenada: "Essa é a primeira operação estadual que está sendo realizada de forma coordenada em todo o estado, que é justamente para o amparo legal que a polícia dá às vítimas de violência contra a mulher. O mote é o acolhimento, é o nosso primeiro princípio. As vítimas precisam saber que serão ouvidas, compreendidas e que a violência que sofreram será repreendida", enfatizou a delegada.
O Agosto Lilás, instituído pela Lei Estadual nº 23.364/2019, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de denunciar a violência contra a mulher. A PCMG reforça que a Operação Amparo é um compromisso em proteger as vítimas e responsabilizar os agressores.