One by One

Operação da PF em Minas combate crimes de abuso infantil na internet

Polícia apreende equipamentos eletrônicos de suspeito investigado por armazenamento de material de exploração sexual de crianças e adolescentes. Pena pode chegar a 10 anos de prisão

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
08/09/2025 às 09:35.
Atualizado em 08/09/2025 às 14:20

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (8) a Operação One by One X, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Durante a operação, foram apreendidos equipamentos de informática e o celular de um suspeito. O material será submetido a perícia técnica para aprofundar a investigação, buscando identificar o envolvimento do investigado em outros crimes e a participação de terceiros.

O nome da operação, "One by One" (um por um), faz alusão ao método de compartilhamento de dados em redes peer to peer, no qual arquivos são trocados diretamente entre usuários, sem um servidor central. A PF ressalta que, apesar da dispersão da rede, "um por um, todos os envolvidos com esse tipo de crime serão identificados e responsabilizados."

Se condenado, o suspeito pode enfrentar uma pena de até 10 anos de reclusão.

Alerta

A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

"Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador — pode ajudar a identificar situações de risco", detalhou a PF em nota.

"A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas", informou.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por