(PMMG / DIVULGAÇÃO)
Onze pessoas de uma mesma família foram presas preventivamente na manhã desta terça (18) em Varginha, no Sul de Minas, na operação "Em Família", desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar (PM), em combate ao tráfico de drogas na região. Além disso, também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.
Conforme a promotoria, as investigações apontaram que membros do grupo criminoso já haviam sido presos por tráfico anteriormente, entretanto, as prisões já ocorridas não foram suficientes para intimidar a organização criminosa, levando o MPMG a deflagrar nova operação.
As apurações indicaram que um imóvel era utilizado pelo bando como principal ponto de vendas. Durante as buscas, policiais militares prenderam um dos investigados, que era encarregado do comércio de entorpecentes, e ainda apreenderam drogas e embalagens utilizadas para comercializá-las. Os presos, depois de passarem por triagem na delegacia de polícia, foram levados para o presídio de Varginha.
Os levantamentos contra a quadrilha começaram em abril de 2018, quando foi identificada uma associação criminosa estabelecida em Varginha, de acordo com o MPMG, especializada no comércio ilícito de entorpecentes. A organização era chefiada por integrantes de uma mesma família, já recorrentes no comércio de drogas.
Irmão comandava esquema de dentro da cadeia
As investigações indicaram que, mesmo após a prisão de um dos irmãos que liderava o esquema, os suspeitos que permaneciam soltos continuavam sendo orientados por ele, que utilizava celulares de forma ilegal de dentro do presídio.
O esquema criminoso era responsável pela distribuição ilegal de drogas em diversos pontos de Varginha, possuindo um ponto principal conhecido como “biqueira” ou “boca de fumo”, na área central da cidade. "Neste local, os investigados respeitavam uma 'escala de revezamento', determinada por irmãos que ocupavam funções de comando no grupo", pontuou o órgão.