Operação desmantela esquema que fraudou R$ 180 milhões em empresas de refrigerantes

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia
21/11/2012 às 10:08.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:28

Está sendo realizada na manhã desta quarta-feira (21) em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Contagem, na região metropolitana da capital mineira, uma operação organizada pelas Polícias Civil e Militar, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que tem a intenção de cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo fabricante de bebidas da capital que estaria cometendo irregularidades e sonegação fiscal desde 1999.

Na operação "Que rei sou eu?", referência à fabricante de refrigerantes Del Rey, os órgãos prentedem cumprir oito mandados em empresas e três em residências. As ações acontecem em BH e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Conforme o MPMG, as empresas eram criadas em nomes de "laranjas", que tinham exclusividade para revender as bebidas da empresa principal. Uma vez que a fiscalização as autuava, elas decretavam falência e abriam novas empresas. Até hoje, foram expedidas aproximadamente 100 autuações pela fiscalização estadual, somando mais de R$ 180 milhões.

Ultimamente, as práticas criminosas ocorriam em empresas de fachada sediadas no Rio de Janeiro que geravam milhões de reais de créditos “podres” de ICMS. Em uma das empresas, sediada em Ribeirão das Neves, na Grande BH, há registro de mais de 300 veículos supostamente utilizados na distribuição de refrigerantes, além de carros de luxo usados pelos envolvidos, entre estes, um BMW, um Audi e um Ferrari F430 Spider.

"A princípio, os envolvidos devem ser autuados pelos crimes de sonegação fiscal, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro", revelou o coordenador da operação, delegado de polícia Denílson dos Reis Gomes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por