(Divulgação/Sesp)
Nesta quarta-feira (4/4), agentes das forças de segurança pública do Estado trabalharam, de forma integrada, na “Operação Fronteira + Segura”, em uma das estradas que ligam Minas Gerais ao estado do Rio de Janeiro.
A operação faz parte do cronograma de ações preventivas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para reforçar o policiamento nas regiões de divisas e tranquilizar os moradores das cidades de áreas limítrofes ao Rio.
Durante os trabalhos, 86 veículos foram fiscalizados e dois deles apreendidos por infrações de trânsito. Uma pessoa foi detida por estar com sua CNH suspensa.
Para o subsecretário de Integração da Sesp, Danilo Emanuel Salas, o resultado reforça a crença de que não haverá migração de criminosos.
“É fundamental a presença do Estado nas áreas limítrofes de Minas Gerais para garantir a segurança e a fiscalização. Os setores operacionais e de inteligência estão preparados e trabalham, constantemente, para prevenir qualquer impacto na segurança do estado”, afirma o subsecretário.
Danilo diz, ainda, diz que operações integradas, como a desta quarta-feira (4/4), aumentam a sensação de segurança dos cidadãos.
Reforço do CICC Móvel
Para apoiar no reforço das divisas de Minas, a superestrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) foi utilizada para a vigilância dessas áreas próximas à Juiz de Fora.
O CICC Móvel é uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam um raio de até 5 km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna.
Do local, durante as abordagens, as instituições puderam trabalhar de forma integrada, utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas, como: leitura de placas e situação do veículo junto ao Detran-MG, mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica, registro de ocorrências, consulta ao sistema de adolescentes infratores, etc. Além do CICCM, 18 viaturas, dois drones e dois helicópteros também deram suporte na estrada com o apoio de 11 policiais rodoviários federais, dez policiais militares e 30 policiais civis.
As abordagens na “Operação Fronteira + Segura” foram realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu as ocorrências registradas. Também participaram da operação a Secretaria de Administração Prisional (Seap), a Coordenadoria de Integração de Inteligência de Segurança Pública e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).