protesto

Outdoor em defesa da mineração em Brumadinho revolta moradores três anos após tragédia

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
03/08/2022 às 14:22.
Atualizado em 03/08/2022 às 14:49
Publicidade foi colocada ao lado do letreiro da entrada do município (Redes Sociais / Reprodução)

Publicidade foi colocada ao lado do letreiro da entrada do município (Redes Sociais / Reprodução)

Moradores de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), protestam, nesta quarta-feira (3), contra um outdoor colocado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) na entrada da cidade. A publicidade, colocada na terça (2), defende a mineração.

“O minério de ferro está na renda dos mineiros. Está na vida, está em tudo”, diz a mensagem. Alguns moradores se uniram nesta quarta e tamparam a publicidade. 

Há três anos, o rompimento da barragem B1, da mineradora Vale, localizada no município, provocou a morte de 270 pessoas, entre funcionários da empresa e moradores de comunidades próximas. 

A reportagem do Hoje em Dia procurou a Fiemg, que admitiu que a publicidade foi um “equívoco”. A federação também afirmou que, posteriormente, enviará um comunicado completo sobre o ocorrido. 

Tragédia de Brumadinho

Em 25 de janeiro de 2019, a barragem B1, da mina de Córrego de Feijão, administrada pela mineradora Vale, se rompeu deixando um rastro de destruição por onde a lama passou. Ao todo, 270 pessoas morreram. Quatro vítimas seguem desaparecidas. 

O rompimento é considerado a maior tragédia humana envolvendo uma barragem de rejeitos em todo o mundo. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por