O dia será de céu claro a parcialmente nublado (Marcelo Prates/Arquivo Hoje em Dia)
A estação que faz a transição do verão para o inverno começa às 13h15 desta terça-feira (20), com previsão de pancadas de chuva até abril, segundo o meteorologista Arthur Chaves da Cemig. "Elas devem ficar ligeiramente acima da média no Leste do Estado, principalmente em junho, e dentro da média nas demais regiões”, destaca Chaves.
Ainda conforme o meteorologista, o outono marca o início também do período de estiagem e por iso é normal que as chuvas diminuam gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho. A umidade relativa do ar cai e a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.
A chuva também vai contribuir com as quedas de temperatura. “Durante outono, ocorrerão temperaturas abaixo da média apenas no mês de junho, principalmente no Centro-Sul e Leste do Estado", conta.
Na estação, ocorrem ainda mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.
Outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no final de maio e em junho.
* Fonte: Cemig