Saúde

Pacientes denunciam espera de mais de cinco horas para atendimento na UPA Norte

Júnia Rodrigues*
jralmeida@hojeemdia.com.br
19/11/2022 às 12:39.
Atualizado em 21/11/2022 às 08:11
O servente, Marco Túlio Rodrigues da Silva, contou que teve que aguardar mais de cinco horas para ter acesso ao resultado de um teste rápido para Covid-19 (Lucas Prates / HD)

O servente, Marco Túlio Rodrigues da Silva, contou que teve que aguardar mais de cinco horas para ter acesso ao resultado de um teste rápido para Covid-19 (Lucas Prates / HD)

Pacientes denunciam, neste sábado (19), a demora no atendimento na UPA Norte, na avenida Risoleta Tolentino Neves, bairro Novo Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte. 

Um deles era o servente, Marco Túlio Rodrigues da Silva, de 28 anos, que contou ter chegado à unidade de saúde às 5h30 com sintomas de Covid, e até as 10h o atendimento ainda não tinha sido feito. “Quando cheguei, a UPA estava vazia, tinham três pessoas aqui dentro. Estou esperando até agora. Tem gente que chegou e já foi embora e olha que no meu caso era só um teste rápido”, diz.

Ainda segundo o servente, foi informado na UPA que o teste dele para o coronavírus havia dado positivo, mas o resultado em papel não havia sido entregue até então. Para ele, apesar de utilizar a máscara, estar dentro da unidade de saúde poderia colocar outras pessoas em risco. 

Vale lembrar que os casos de Covid-19 aumentaram em Belo Horizonte, o que motivou a prefeitura da cidade a tornar obrigatório, a partir de sexta-feira (18), o uso de máscara no transporte público e em unidades de saúde de Belo Horizonte. A medida vale por 15 dias.

O encarregado Carlos Alves contou que esteve na Upa com dor no estômago, e aguardou cerca de cinco horas. "Tinham outras pessoas na minha frente, não se com problemas mais graves, ou se estava faltando alguém, mas é muito tempo pra conseguir ser atendido", disse.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que, no sábado (19), havia no plantão diurno da UPA Norte, das 7h até as 19h, sete médicos, entre eles: cinco clínicos, um cirurgião e um ortopedista para atendimento da população.

Disse ainda que até as 12h30, 104 pessoas haviam sido atendidas na unidade. “Apesar da alta demanda durante a manhã, o tempo de espera foi de três horas, em casos de fichas verdes (sem gravidade)”, reiterou.

Em relação aos testes para Covid-19, o governo municipal completou que até as 12h30, 26 pessoas realizaram o procedimento com o tempo total de, no máximo, uma hora de espera após a coleta.

*Com informações de Lucas Prates

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por