Terminou na última quinta-feira (17) o prazo para proprietários de veículos de Minas Gerais pagarem a primeira parcela e/ou a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023.
O contribuinte que deixou de pagar no prazo estabelecido pode requerer o parcelamento do valor correspondente, acrescido de juros e multas.
A multa diária é de 0,3% até o 30º dia. Após esse período, são cobrados 20%, além da taxa Selic acumulada do mês posterior ao vencimento até o mês do pagamento.
A inadimplência implica em consequências como a impossibilidade de fazer o licenciamento do veículo, processo responsável por validar a documentação do automóvel. Sem estar devidamente licenciado, o carro pode ser apreendido.
Taxa de Licenciamento
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) vence em 31 de março, independentemente do final de placa. O valor de R$ 33,66 pode ser pago diretamente nos agentes arrecadadores, bastando informar o número do Renavam, assim como o IPVA.
Atendimento
Esclarecimentos relativos aos valores do imposto estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda. Quem preferir, pode telefonar para o número 155 do Ligminas.
Leia mais: