(Frederico Haikal/Hoje em Dia)
Às vésperas da estreia da Copa do Mundo em Belo Horizonte, mais um serviço foi inaugurado para atender turistas e moradores da cidade. A primeira máquina touchscreen que reúne as principais informações turísticas da capital mineira entrou em operação, nessa quarta-feira (11), no Museu Histórico Abílio Barreto, na zona Sul de BH. O totem eletrônico tem um sistema que permite a qualquer pessoa buscar dados sobre os mais importantes cartões-postais, desde horário de funcionamento a possíveis rotas. As informações estarão disponíveis em dez idiomas, incluindo mandarim e aramaico. O dispositivo também possibilita telefonemas gratuitos para os pontos e chamadas internacionais para fixo e celular de 65 países. “É uma máquina de autoatendimento para os visitantes. Mas há a opção de tirar dúvidas por meio de ligações privadas. O telefonema desligará automaticamente após em três minutos”, explica Alexandre Torres, presidente da empresa Disk Cidade. A princípio, os estrangeiros podem não conseguir se comunicar na própria língua com os atendentes dos pontos turísticos (a pessoa do outro lado da linha pode não ter conhecimento do idioma). A partir de setembro, promessa de problema resolvido graças a um serviço de tradução simultânea. Pontos estratégicos da capital foram escolhidos para receber os equipamentos que, na próxima semana, já serão instalados em sete endereços: Mercado Central, Mercado das Flores, Aeroporto da Pampulha e de Confins, Rodoviária, Casa do Baile e Centro de Referência Turística Álvaro Hardy (Veveco). Até as semifinais da Copa, os Totens serão ampliados para 40 lugares de BH, como parques municipais e o zoológico e o plano é chegar a 100 equipamentos. O novo serviço não teve custos para os cofres públicos. O contrato prevê que a empresa arque com todo o custo da operação, mas tenha a possibilidade de explorar a publicidade no sistema. Em contrapartida, a PBH cede pontos de energia e segurança nos locais escolhidos para receber os Totens.