Síndrome respiratória

Pais que procuraram UPAs para levar os filhos neste sábado em BH relatam demora no atendimento

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
11/06/2022 às 12:02.
Atualizado em 11/06/2022 às 13:45
 (Lucas Prates/ Arquivo Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Arquivo Hoje em Dia)

Quem procurou unidades de pronto-atendimento (UPAs) para o filho no começo deste sábado (11) em Belo Horizonte relata tempo de espera muito alto para conseguir consultar com um pediatra. Desde às 19h dessa sexta-feira (10), três UPAs da capital e cinco postos de saúde reforçaram o atendimento infantil para os fins de semana. A medida da Secretária Municipal de Saúde (SMSA) foi tomada após alta demanda de casos de sintomas respiratórios.

Uma das unidades contempladas é a UPA Norte. No local, a reportagem do Hoje em Dia flagrou nesta manhã muito movimento. Pacientes reclamam de demora no atendimento.

"Cheguei às duas da manhã e tive que esperar por seis horas até que minha filha de 3 anos fosse atendida. É revoltante e humilhante. Ela gritava de dor de ouvido e diziam que não era urgência", relata a diarista Cleusimar Dias.

Já Sônia Aparecida Chaves, de 58 anos, conta que chegou às 6h e que, até às 10h, ainda não havia conseguido atendimento para os dois netos de 2 e 3 anos com sintomas de gripe. “Esperava que o atendimento fosse mais rápido e eficiente. A funcionária da UPA informou que não há previsão de quando os meus netos serão chamados”, reclamou. 

(Marcelo Prates Hoje em Dia)

(Marcelo Prates Hoje em Dia)

 As unidades de saúde temporárias vão funcionar aos fins de semana e feriados, das 7h às 19h, inicialmente, por três meses. Elas serão vinculadas às unidades de pronto atendimento de cada regional. A orientação da Secretaria municipal de Saúde é para que a população não infantil procure outras unidades.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que A UPA Norte conta com três médicos responsáveis pelo atendimento pediátrico.  Pelos registros da unidade, neste sábado, o tempo médio de espera para atendimento pediátrico estava em 2h36.

Saiba onde procurar atendimento infantil no fim de semana:

Centros de Saúde:
• Centro de Saúde São Geraldo - Avenida Itaituba, 318 - São Geraldo;
• Centro de Saúde Carlos Chagas - Avenida Francisco Sales, 1.715 - Santa Efigênia;
• Centro de Saúde São Francisco - Rua Viana do Castelo, 485 - São Francisco;
• Centro de Saúde Rio Branco- R. Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco
• Centro de Saúde São Paulo - R. Aiuruoca, 455 – Bairro São Paul

Unidades de Pronto-Atendimento (Upas):
• Rua Aurélio Lopes, 20 - Diamante
• Avenida Risoleta Neves, 281 - Novo Aarão Reis
• Avenida Barão Homem de Melo, 1710 - Jardim América

Leia Mais 

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por