Upas terão funcionamento normal, 24 horas por dia, no feriado de Nossa Senhora da Conceição, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia )
Pais que precisaram de atendimento para os filhos na UPA Oeste de Belo Horizonte reclamam de demora e falta de assistência na manhã deste sábado (18). O local é um dos que ganhou reforço na pediatria para prioridade ao atendimento do público infantil aos fins de semana na capital mineira.
O cenário, no entanto, é desanimador para quem depende do serviço. Desde às 3h, Fernando Henrique, pai de uma menina de três anos, tenta finalizar o atendimento da filha. Com dores abdominais, ele procurou a UPA de madrugada com esperança de mais rapidez. Mais de 7 horas depois, porém, ele e a criança seguem no local.
“Ela foi atendida por volta de 4h40. Depois aguardamos até quase 7h para que ela fizesse os exames. E, agora, com eles prontos, estamos aguardando a médica para olhar. A gente trabalha de segunda a sexta para chegar aqui no sábado e passar por esse transtorno todo”, disse ao Hoje em Dia.
No local, de acordo com relatos de pais que não quiseram ser identificados, há uma pediatra para atendimento aos pacientes de Covid-19 e demais doenças. Pela manhã, uma mãe precisou voltar para a casa após ser informada de que apenas casos de urgência seriam atendidos na unidade. Por falta de condições, ela informou que não conseguiria se deslocar para um centro de saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, neste sábado, há oito médicos prestando atendimento na UPA Oeste, sendo dois pediatras no horário de 7h às 19h. Um terceiro também estava escalado para o plantão, mas apresentou um atestado médico.
“Durante todo o plantão foram realizados 52 atendimentos na unidade, sendo 42 pacientes de baixa complexidade, classificados como verde. De acordo com os registros, o tempo médio de espera para esses era de 2h”, informa o comunicado.
Centros de Saúde
A reportagem também esteve no Centro de Saúde Carlos Chagas, na região Leste da capital mineira. Por lá, segundo funcionários, a movimentação era tranquila e, ainda que com demanda, o local permanecia vazio nesta manhã.
Atendimento
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nessa sexta-feira (17), que oito centros de saúde da capital estarão abertos neste sábado, das 7h às 19h, para atendimento exclusivo às crianças. Já no domingo (19), cinco unidades estarão à disposição da população, também das 7h às 19h.
Hoje, as Unidades de Pronto Atendimento das regiões Oeste e Norte, além do Pronto Atendimento do Hospital Odilon Behrens, vão continuar com reforço na pediatria. Os locais ficarão abertos até às 19h deste domingo. Como no último fim de semana, a prioridade de atendimento nas três UPAs será para o público infantil.
Além disso, nas UPAs Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Barreiro, o atendimento será exclusivamente para adultos no mesmo período.
Confira aqui os endereços das UPas que vão funcionar de 19h de sexta-feira às 19h de domingo.
(*) Com informações de Fernando Michel