Palace Hotel de Poços de Caldas passará por reformas

Sara Lira
23/01/2015 às 07:45.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:45
 (Sílvio Leossi / )

(Sílvio Leossi / )

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Sul de Minas e famoso por hospedar personalidades políticas e famílias de classe média alta, entre as décadas de 1930 e 1950, o Palace Hotel de Poços de Caldas passará pela segunda grande reforma em 86 anos de história.

No último sábado, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) abriu licitação para a escolha da empresa que realizará os projetos de engenharia, bem como oferecerá a mão de obra e os materiais a serem usados.

Pelo edital, deverão ser apresentados projetos para obras de instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, projetos para prevenção e combate a incêndios e outras intervenções estruturais. As instituições podem apresentar as propostas até o dia 4 de fevereiro e a abertura dos envelopes será em meados da segunda quinzena de março.

“Serão obras de restauro visam aprimorar o espaço sem descaracterizá-lo, no sentido de valorizar essa edificação para o uso atual”, salienta a gerente de Patrimônio Material do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Rosana Souza Marques.

A administradora da Carlton Vilage, empresa que tem a concessão para operar o hotel, Munira Tereza Miguel da Costa Lago, destaca que atualmente a taxa de ocupação chega a 47% e a ideia, após a reforma, é que esse número aumente.

Ela frisa que um maiores públicos do espaço são pessoas na terceira idade. “Vamos tornar as áreas mais acessíveis para quem tem dificuldades de mobilidade, sem agredir o prédio”, diz.

O complexo hidrotermal e hoteleiro – composto por partes do Palace Hotel, como a fachada, a recepção e algumas suítes; o antigo cassino; os jardins e as águas termais da cidade – são tombados pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais. Por isso, Munira Lago destaca que as partes tombadas passarão por pequenas intervenções, apenas com o intuito de manutenção.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por