Para todos os gostos: restaurantes formam circuito gastronômico em Lourdes

Sara Lira - Especial para o Hoje em Dia
29/04/2014 às 15:41.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:21
 (Carlos Rhienck/Hoje em Dia)

(Carlos Rhienck/Hoje em Dia)

Massas, culinária japonesa, petiscos, comida mineira, entre outras opções. Tudo pode ser encontrado nos diversos restaurantes do Lourdes, conhecido também por ter um circuito gastronômico forte na capital. O público frequentador é formado não só por moradores do bairro, mas de toda a cidade, bem como de municípios da Grande BH.   Os proprietários desses estabelecimentos comemoram e os frequentadores aprovam a variedade ofertada. Gilson Judice possui dois restaurantes na região: a Pizzeria Marília e o Kei Cozinha Japonesa. Ele afirma que existe clientela para os dois estabelecimentos. "Acho que a região tem um potencial grande de bares e restaurantes e a tendência é disso se manter", opina.   A pizzaria está na região há doze anos. O empresário conta que quando abriu já pensou no Lourdes como primeira opção de local. A casa, que tem capacidade para 220 pessoas, fica cheia praticamente todos os dias. Já o outro estabelecimento existe há seis anos e conta com um cardápio variado de culinária oriental, entre comidas frias e quentes.   Na avaliação de Judice, o fato de existirem muitos restaurantes no bairro não cria uma competição entre os empresários do setor. "Isso atrai muita gente para a região. Um dia o cliente pode vir em um restaurante, ver o outro e voltar nele depois. Se eu estivesse sozinho aqui, por exemplo, a rua ficaria praticamente vazia, mas ter muitas opções garante mais movimento", acredita.   Para quem gosta de degustar vinhos, outra casa no Lourdes oferece espaço para isso. Com pouco mais de um ano na região, a AA Wine Experience tem uma adega com mais de cinco mil rótulos. No restaurante é possível também saborear um cardápio variado para acompanhar os vinhos.   Segundo o proprietário da AA, Luís Eugênio, o cliente pode ir até a adega e escolher o vinho que deseja beber. Para ele, a proximidade entre os estabelecimentos permite ao público caminhar entre um restaurante e outro. "Isso garante o bom movimento", afirma. Luís diz receber cerca de 400 clientes por dia, entre o almoço e o jantar   Atendimento personalizado   No Lourdes há ainda os que procuram, além de boa culinária, um atendimento diferenciado. No caso do Albanos, os cardápios são oferecidos em tablets. "Trabalhamos essa questão de inovação e maior conforto para o cliente, visto que é um público acostumado com essas tendências tecnológicas", explica o proprietário da casa, Rodrigo Ferraz.   Além disso, o restaurante oferece desconto de 10% para os clientes que optam por voltar para casa de táxi. Nesse caso, o taxista também sai ganhando. Ele recebe um vale-gasolina, com direito a um lanche no posto conveniado. Para Ferraz, o que mais atrai o público do Albanos é o chope e o cardápio diferenciado, com petiscos e pratos tradicionais da culinária mineira. Ele acredita que o Lourdes é um local cujo foco na gastronomia é forte, o que atrai muitos visitantes para o local. "Por concentrar muitos restaurantes bons e ter um comércio diversificado, o Lourdes tem todas as condições favoráveis para a formação desse polo gastronômico", destaca.   Clientela aprova   Quem frequenta a região elogia o potencial gastronômico. É o caso da estudante Raphaella Santana, de 24 anos, que frequenta estabelecimentos na região a cada quinze dias, em média. "É um bairro bom para quem gosta de sair com tranquilidade. Tem opções para todos os gostos e ambientes para a família também. Sempre levo meu filho de cinco anos. Além disso, tem segurança e rotatividade de pessoas. Recomendo demais", diz.   Já a assessora parlamentar e estudante de gastronomia Sabrina Dornelas, 34 anos, considera que o Lourdes é um point de encontros e paquera, onde as pessoas conseguem aproveitar os bares e restaurantes como boas alternativas gastronômicas. "A comida é boa e tem várias opções", diz a moça, que tem até os pratos preferidos em alguns estabelecimentos espalhados pela região. 

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