Usuários do transporte público coletivo de Belo Horizonte poderão registrar protocolos de reclamações por meio de um aplicativo da prefeitura, o PBH App. O serviço está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS e conta com outras modalidades relacionadas ao transporte e trânsito da capital mineira.
Os relatos feitos pela plataforma são automaticamente recebidos pela unidade da administração municipal que cuida do assunto. O objetivo, conforme informou o Executivo, é aperfeiçoar e modernizar os processos da BHTrans, visando melhorar a experiência do usuário.
“A ideia é que maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer momento, sem filas, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e acompanhar tudo de casa mesmo”, diz o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e responsável pela Subsecretaria Modernização da Gestão, Jean Mattos.
Segundo a PBH, a avaliação da qualidade do transporte coletivo ainda pode ser feita pelo aplicativo. O recurso está disponível desde 2019 e ajuda na coleta de dados estatísticos para a melhoria do serviço. Atualmente, um Portal de Serviços consolida informações sobre 1.120 serviços prestados. Desses, 560 podem ser solicitados pela internet e 73 pelo aplicativo PBH APP.
Confira os serviços da BHtrans que passam a ser solicitados pelo BH Digital:
- Reclamações referentes ao transporte coletivo (também pode ser solicitado pelo PBH APP)
- Acessibilidade no transporte coletivo
- Criação ou extinção de linha de ônibus
- Declaração sobre transporte ou trânsito
- Disponibilização de documentos referentes a notificações de trânsito
- Dispositivos de Segurança - Implantação de ilha, canteiro, gradil, rotatória
- Dispositivos de Segurança - Implantação de redutor de velocidade (quebra-mola)
- Elogio à taxista ou transportador escolar
- Elogio/Reclamação sobre ações da BHTrans
- Emissão de cópia de laudo de perícia
- Fiscalização do transporte coletivo
- Implantação de ciclovia, ciclofaixa ou bicicletário
- Implantação de radar, detector de avanço de sinal ou de faixa exclusiva
- Implantação/Manutenção - Faixa de pedestres
- Implantação/Manutenção de sinalização horizontal
- Implantação/Manutenção de sinalização vertical
- Informação sobre transporte coletivo
- Informações sobre notificações de trânsito/multas
- Multa de Trânsito - Solicitação de efeito suspensivo
- Notificações de Trânsito - Disponibilização de imagens (foto/vídeo)
- Ônibus - Implantação/Manutenção de ponto de embarque/desembarque
- Ônibus - Solicitação de alteração de itinerário
- Ônibus - Solicitação de alteração de quadro de horário
- Ponto de Ônibus - Implantação/Manutenção de painel eletrônico
- Realização de estudo de circulação em vias públicas
- Táxi - Cobrança Abusiva/Sonegação de troco
- Táxi - Implantação de ponto
- Táxi - Reclamação de aumento de itinerário pelo taxista
- Táxi - Reclamação de recusa de viagem
- Táxi - Reclamação do comportamento do taxista
- Táxi - Reclamação do comportamento do taxista - pessoa com deficiência
- Transporte Escolar – Reclamação sobre transportador escolar