(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
No primeiro dia de funcionamento das novas linhas criadas pelo Move, com saída da Estação Pampulha, muitos passageiros reclamaram da falta de informação sobre o trajeto e pontos de paradas dos ônibus. Quem pegou na manhã desta segunda-feira (26) a linha 5250, que sai da estação com destino ao bairro Betânia, região Oeste de Belo Horizonte, queixou-se da pouca divulgação do cancelamento de outras linhas como 1207, 2201A, 2201B e 2201C. Contudo, a expectativa é que o sistema diminua o tempo de viagem. A reportagem do Hoje em Dia embarcou no ônibus às 7h15, na Estação Pampulha, e chegou no destino final às 8h18. Apesar do coletivo cheio, o trajeto foi feito sem enfrentar engarrafamento. A maioria dos passageiros que estava no coletivo desceu no ponto da avenida Amazonas. Quem continuou no veículo elogiou o trajeto, que não passa pelo Centro de BH, agilizando a viagem. No sábado (24) entrou em operação a nova fase do Move na avenida Antônio Carlos. Além da linha troncal 5250, também foi criada a 5401, que sai do bairro São Luiz e vai até o Coração Eucarístico, na região Noroeste da capital, passado pela avenida Amazonas até a Gameleira. Também começaram a circular novas linhas alimentadoras, que saem dos bairros da região da Pampulha e desembarcam na estação. Segundo o gerente do Move Artur José Dias de Abreu, o sistema estará inteiramente implantado em julho. Ao todo estarão funcionando plenamente quatro estações: São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho, as duas últimas já estão prontas para o Move, mas ainda estão operando apenas o sistema convencional. Lotação Novos ônibus da linha 50, que vai direto da Estação Pampulha para a Estação Central, na avenida Paraná, também começaram a circular nesta segunda-feira. A BHTrans informou que após o período de teste ficou constatado a necessidade de aumentar a frota no horário no pico. No entanto, às 9h30, quando a quantidade de ônibus circulando diminiu, os coletivos rodavam complementamente lotados. A reportagem embarcou na viagem das 9h30 e percebeu o drama vivido pelos passageiros. Todo o trajeto foi feito em 28 minutos, mas a reclamação foi concentrada em relação a lotação do veículo. *Com informações de Alessandra Mendes