(Heineken Brasil/Divulgação)
A nova fábrica da cervejaria Heineken em Minas já tem novo endereço: um terreno de 114 hectares, em Passos, no Sul de Minas. A confirmação sobre a escolha da cidade para fazer o investimento de 1,8 bilhão de reais, é do prefeito da cidade, Diego Rodrigo de Oliveira, que deu detalhes sobre o projeto ao Hoje em Dia, em primeira mão.
“A chegada da empresa vai mudar a história da cidade. Estamos em festa”, comemora o prefeito. E não é para menos. O anúncio oficial será feito às vésperas do aniversário de 164 anos do município. “É um presentaço’, afirma Diego de Oliveira.
(Prefeitura de Passos / Divulgação)
A assinatura do protocolo para a instalação do complexo produtivo está marcada para esta quarta-feira (27), às 11 horas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, no Centro da cidade.
Segundo o prefeito, o terreno que vai para receber as novas instalações da Heineken fica a dois quilômetros do Centro e foi doado pela prefeitura. “Apresentamos quatro locais. A empresa escolheu o terreno que já tem a melhor infraestrutura, com água, luz e estrada”, explica o prefeito.
Animado com o investimento, Diego conta que a construção da nova linha de produção vai gerar 1.500 empregos, com previsão de que a obra seja concluída em 2024. “Outros 400 empregos devem ser gerados quando a cerveja começar a ser produzida”, informa.
A primeira fábrica da cervejaria em Minas tem produção prevista de 760 milhões de litros por ano, com capacidade para atender a toda a região Sudeste do país.
Disputa acirrada
Passos conseguiu vencer 210 municípios mineiros que também disputavam a nova planta industrial da Heineken. A cidade entrou na “corrida” depois que a empresa desistiu de instalar a empresa em Pedro Leopoldo, por causa de problemas ambientais.
Segundo o projeto, a fábrica ficaria em área próxima a um sítio arqueológico, onde foi encontrado o crânio de “Luzia”, o mais antigo fóssil humano das Américas.
A Heineken apresentou pré-requisitos para os municípios se apresentarem como candidatos ao investimento. Entre eles, terrenos de, no mínimo, 150 hectares, infraestrutura com água e logística próxima.
Para conseguir “seduzir” a empresa, a prefeitura de Passos montou uma equipe multidisciplinar com dez profissionais para responder com rapidez e eficiência a todos os questionamentos da empresa. “Deu certo. Oferecemos quatro terrenos e a Heineken escolheu o que achou melhor”.
Assinatura oficial
A assinatura do protocolo para a instalação do complexo produtivo está marcada para às 11 horas, com presença confirmada do CEO da Heineken no Brasil, Maurício Giamellaro e do o vice-presidente da empresa de sustentabilidade & assuntos coorporativos, Mauro Homem.
Também estarão presentes o governador Romeu Zema (novo), do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio.
Leia mais