A Empresa de Transportes e Trânsito da capital (BHTrans) se prepara para mais uma etapa de importantes alterações no centro da cidade. Uma licitação para contratar a empresa para o novo ciclo de intervenções no trânsito, pelo projeto do Mobicentro, foi aberta nesta sexta-feira (17) pela autarquia. Os serviços são para a realização de obras, sinalização horizontal e vertical e sinalização semafórica.
Um conjunto de alterações no hipocentro e na região hospitalar de Belo Horizonte foi iniciado no ano passado pela BHTrans. A promessa era dar maior fluidez no trânsito, principalmente para o transporte coletivo. Neste ano, um outro ciclo, composto de três fases, foi iniciado na avenida Afonso Pena. A BHTrans informou que as mudanças ainda estão sendo concluídas por prestadores que já estão contratados.
De acordo com autarquia, a nova licitação é para garantir a mão de obra das futuras intervenções. A BHTrans, no entanto, afirmou não ser possível adiantar onde as alterações serão feitas.
Com um investimento que chega a R$ 50 milhões, o objetivo do Mobicentro é criar mais espaços para travessias, diminuir o tempo de espera nos semáforos para pedestres e motoristas e melhorar as calçadas. Com isso, os semáforos podem passar de três para dois tempos. Na rua Espírito Santo, por exemplo, entre rua dos Tupis e avenida Afonso Pena, a mudança foi no sentido do trânsito, que passou a ser operado em mão dupla.