Ação na Praça da Savassi fecha programação da Segurança Pública no Maio Amarelo
Pedestres participam de ação na Praça da Savassi (Valéria Flores/Hoje em Dia)
Pedestres, motoristas e motociclistas são alvos de uma ação de conscientização na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (29). A ação marca o encerramento das atividades desenvolvidas pelo movimento Maio Amarelo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Durante o evento, as forças de segurança pública do Estado, juntamente com instituições parceiras, fazem abordagens ao público local, que poderá acompanhar simulações de resgate, apresentações da Transitolândia, entre outros.
"A gente tem inúmeros parceiros aqui, esferas federal, estadual e municipal, todos em prol dessa conscientização para diminuir os índices de sinistros de trânsito. O Brasil figura entre os cinco primeiros países que mais matam o trânsito. Precisamos realmente dessa conscientização, para diminuir esses números em Minas. Somos o Estado que é a maior malha viária do país, por isso a importância do Maio Amarelo", explicou Christiane Aguiar, coordenadora Integrada de Política de Segurança do Trânsito da Sejusp.
Segundo ela, no mês de maio foram feitas, em todo o Estado, ações educativas e repressivas em escolas. "Conseguimos fazer um trabalho muito bom, de levar a conscientização. E escolhemos a data de hoje para fazer essa ação porque a gente tá indo para um feriado prolongado. Então, o alerta que deixamos é, se forem pegar a estrada, olhar como tá o carro, colocar o cinto de segurança, criança sempre na cadeirinha, não em assento de elevação. Não usar o celular enquanto estiver dirigindo", enumerou a coordenadora.
Ao longo do mês, a Sejusp coordenou a realização de quatro grandes blitze integradas na capital mineira, além de ter participado de seminários, mostras e ações educativas em escolas, para conscientizar a população sobre o papel de todos na construção de um trânsito mais seguro.
Veja imagens: