(Rodrigo Clemente/PBH)
Reconhecimento para o movimento quadrilheiro mineiro: pela primeira vez, um grupo de Minas Gerais leva título nacional em competição do setor. A quadrilha São Gererê sagrou-se campeã no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas 2018, realizado no último domingo (26), na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. A agremiação de Belo Horizonte também levou os prêmios individuais de melhor figurino, repertório e marcador.
Fundado em 1979, o grupo representou Minas na batalha nacional deste ano por ter sido a campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas de 2017. O enredo apresentado em Roraima representa o desastre do rompimento da Barragem do Fundão, que atingiu cidades de Mariana e Bento Rodrigues.
"Essa vitória é um fato histórico para a trajetória do movimento junino do nosso Estado. Além disso, pudemos levar mais uma vez essa causa super importante, que é o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, para o Brasil todo. Para ninguém se esquecer desse crime ambiental que trouxe impactos para todo o Rio Doce, de Minas até o Espírito Santo", diz Jadison Nantes, integrante da diretoria da quadrilha São Gererê.
Em 2019, o representante mineiro concurso nacional será a quadrilha Fogo de Palha, vencedora do Arraial de Belo Horizonte de 2018. Neste ano, a São Gererê ficou em terceiro lugar na competição de BH.