(Leonardo Morais/Arquivo Hoje em Dia)
A cidade de Governador Valadares, no Rio Doce, que completará 75 anos nesta quarta-feira (30), registrou vários alagamentos nesta terça-feira (29). O município tem registrado chuvas desde sexta-feira (25), mas as pancadas foram ainda mais fortes na noite de segunda-feira (28) e madrugada de terça.
Os bairros Penha, Santa Rita e Pastoril foram os mais afetados, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma ponte que divide os bairros Santa Rita e Vale Pastoril foi interditada devido ao aumento do nível do córrego Do Onça, afluente do Rio Doce, que corta a cidade.
Segundo os bombeiros, na estrutura passam carros e pedestres, mas como o nível da água atingiu a rua, por prevenção, a ponte foi interditada.
Governador Valadares
A cidade, que fica a 311 km de Belo Horizonte, tem cerca de 265 mil habitantes e possui a maior parte do território à margem do Rio Doce. Um dos principais atrativos da cidade é o Pico do Ibituruna, onde são realizados esportes radicais e campeonatos de voo livre.
Situação do Estado
Em Minas Gerais, 18 cidades decretaram situação de emergência devido à chuva. http://www.hojeemdia.com.br/minas/capelinha-contabiliza-danos-e-decreta-situac-o-de-emergencia-por-causa-da-chuva-1.84202, no Vale do Jequitinhonha, foi a última cidade a integrar a lista. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabiliza que 5.847 pessoas estão desalojadas no Estado, sendo 4.500 em Bambuí, no Centro-Oeste Mineiro. Cerca de 398 casas foram danificadas, dez foram completamente destruídas, sendo 239 obras de infraestrutura danificadas no Estado e ainda 38 destruídas, conforme a Cedec.
Cento e oitenta e sete perderam suas casas e estão desabrigadas. Além disso, nove ficaram feridas. Na temporada passada, 239 cidades decretaram situação de emergência. O caos, a lama e o desespero fizeram com que 106.618 pessoas ficassem desalojadas e 9.594 desabrigadas, de acordo com o levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais em relação ao período de 2011/2012.