(katemangostar/Freepik)
Mulheres, com idade média de 44 anos. De acordo com uma pesquisa conduzida pela UFMG, esse é o perfil principal dos pacientes com Covid-19 no Brasil. O estudo, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas, Escola de Engenharia e do Hospital das Clínicas, avaliou informações clínicas e demográficas de 28.854 pacientes em todo o país para chegar à conclusão.
Segundo o material, que será publicado na revista da Associação Paulista de Medicina, a infecção por SARS-CoV-2 foi mais frequente entre adultos com idade entre 30 e 39 anos. Assim como em outros países, no Brasil também a mortalidade é maior em pacientes em faixas etárias mais avançadas, entre 70 e 79 anos. A taxa de mortalidade foi de 8,06%, a taxa de recuperação, de 30,7%. A taxa de pacientes que precisaram ser internados até sua recuperação total chegou a 17,3%. O tempo médio entre o início dos sintomas e a morte foi de 10,3 dias.
A pesquisa concluiu ainda que os sintomas mais comuns apresentados no momento do atendimento hospitalar têm sido tosse (42,39%), febre (38,03%) ou sensação febril, falta de ar/dificuldade respiratória e dor ao engolir.
Segundo a professora Maria de Fátima Leite, do departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, os dados refletem os primeiros meses da pandemia. E justificam a importância de notificação contínua dos casos para que se tenha a atualização desse perfil, de modo a auxiliar no enfrentamento à doença.