Pessoas que estiveram na China nos últimos 30 dias não podem doar sangue em Minas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/02/2020 às 12:23.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:41
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Fundação Hemominas, responsável pelo atendimento de cerca de 95% da demanda transfusional no Estado, emitiu uma recomendação sobre a triagem de candidatos à doação de sangue em Minas Gerais. Conforme nota da Secretaria de Estado de Saúde, passa a ser considerado inapto por 30 dias após o retorno, todo candidato à doação que esteve na China, mesmo que não tenha apresentado nenhum sinal ou sintoma do coronavírus. 

Até então, Minas já teve dois casos suspeitos da doença, mas ambos foram descartados. No Brasil, cinco casos suspeitos seguem sendo monitorados pelo Ministério da Saúde, sendo um no Rio Grande do Sul e quatro em São Paulo. 

A Hemominas, no entanto, faz um apelo para que candidatos aptos à doação compareçam a alguma unidade de coleta no Estado para doar sangue, já que nesta época do ano, os estoques costumam apresentar queda. 

Veja o chamado: 

" A Fundação Hemominas faz um chamado aos doadores voluntários de sangue para comparecerem a uma de suas unidades antes do Carnaval. Os estoques de sangue estão em queda, sobretudo em relação aos grupos O Positivo e O Negativo. Este último, inclusive, o
mais utilizado em casos de urgências e emergências.  

O chamado visa a reforçar os estoques de sangue para garantir atendimento aos hospitais, cujas demandas aumentam em épocas festivas e de feriados prolongados, como o Carnaval, quando há um quantitativo maior de veículos nas estradas, fator que tende a impactar o o
índice de acidentes".

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por