Grande BH

Petroleiros da refinaria Gabriel Passos param atividades nesta sexta contra 'desmonte' na Petrobras

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
23/03/2023 às 19:45.
Atualizado em 23/03/2023 às 19:55

Petroleiros da refinaria Gabriel Passos (Regap) vão cruzar os braços nesta sexta-feira (24) e aderir a uma paralisação nacional convocada pela Federação Nacional dos Petroleiros contra a retomada do processo de privatizações dentro da Petrobras.

A categoria se reúne em frente à Regap, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir das 7h da manhã, os trabalhadores farão um ato coordenado pelo Sindicato dos Petroleiros de Minas (Sindipetro) e que terá presença de representantes de movimentos sociais. 

A categoria também realizará uma assembleia, que deve avaliar a possibilidade de greve caso a diretoria executiva e o conselho de administração da Petrobras não interrompam o processo de desestatização, informou o Sindipetro.

Segundo o sindicato, em decisão publicada na última sexta-feira (17), a diretoria executiva da Petrobras afirmou que pretende prosseguir com a venda dos projetos que já tiveram pré-contrato assinado nos polos Norte Capixaba, Golfinho e Camarupim, no Espírito Santo; Pescada e Potiguar, no Rio Grande do Norte; e Lubnor, no Ceará.

O envio do documento ao conselho de administração aconteceu duas semanas após o Ministério de Minas e Energia pedir à estatal que suspendesse, por 90 dias, a venda de ativos, para análise e reavaliação.

O Sindipetro alegou ainda que, com quase três meses de governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), diretoria e conselho de administração da Petrobras continuam com vagas ocupadas por indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que os executivos correm contra o tempo para concluir as vendas de ativos.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por