(Prefeitura de Pirapora)
Pirapora, no Norte de Minas, está nos últimos ajustes para receber um grande público na festa do Momo. A expectativa é a de que 150 mil pessoas passem pela cidade nos cinco dias de folia. No ano passado, foram 120 mil foliões.
Segundo o diretor-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (Emutur), Anselmo Rocha Matos, o grande número de turistas se justifica por dois motivos: a proximidade com as água do rio São Francisco e a tradição da festa na região. “A festa na cidade é realizada durante todo o dia, tendo como atrações o banho no rio e os blocos caricatos. Isso faz com que Pirapora vire parada obrigatória para visitantes de outros locais também”, afirmou.
E para que os foliões tenham segurança e conforto, Pirapora aposta em diversidade de eventos. Para isso, terá atrações na rua, nas tradicionais duchas e o vapor Benjamim Guimarães. “Também reforçamos a disponibilidade de banheiros químicos, além de muita segurança na festa”, disse Matos.
Dez blocos
Neste ano, a cidade irá contar com o desfile de dez blocos caricatos. Outra novidade é o concurso de marchinhas, que abre o Carnaval no Norte de Minas.
Neste ano, 32 musicas estão inscritas. “A ideia é resgatar a folia de rua na cidade. Além disso, vamos oferecer grandes shows de música baiana”, contou o presidente do Emutur.
As eliminatórias do concurso irão acontecer nos finais de semana que antecedem a folia. Os finalistas serão conhecidos na abertura do festejo na cidade, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro.
Outro atrativo é o concurso de fantasia para a criançada. A promoção, que está no segundo ano, tem como objetivo estimular a tradição carnavalesca nos pequenos.
Economia
A Prefeitura de Pirapora estima que a economia local também seja beneficiada com os festejos. A expectativa é a de que os cinco dias de folia deem um incremento de mais de 70% no comércio local.
A comerciante Doralina de Almeida, de 44 anos, começa a sentir os efeitos positivos da folia. Dona de uma loja de confecções, a empresária espera faturar uma média de R$ 16 mil durante os dias do festejo. “Além da venda de roupas e lembranças da cidade, tenho a customização de blusas, o que aumenta os lucros significativamente”, contou.