(MPMG/ Divulgação)
Uma ação da Coordenadoria de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) terminou com o resgate de 13 pitbulls vítimas de maus-tratos em um sítio localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A propriedade pertence a um policial civil e outros animais permanecem no local. Ao todo, foram localizados 48 cães de grande e de médios portes em situação de extremos maus-tratos.
A operação mobilizou 40 policiais civis e militares no cumprimento de mandados de busca e apreensão deferidos pela Vara Criminal de Sabará nos autos de Procedimento Investigatório Criminal do Ministério Público de Minas Gerais, além de duas Promotoras de Justiça, quatro médicos veterinários da Central de Apoio Técnico do Ministério Público, três médicos veterinários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e quatro auxiliares de veterinária.
Os demais cães só serão retirados do local com o apoio de interessados na adoção responsável, já que não há para onde levá-los, de acordo com informações do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG). o Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (NUCRIM/CAOMA), a Central de Apoio Técnico (CEAT), a Corregedoria Geral de Polícia Civil, a Polícia Militar de Meio Ambiente e Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (CEDEF).
Na contramão dos mitos que permeiam a raça, os pitbulls são dóceis e estão carentes de cuidados e atenção. Eles permaneciam no local acorrentados, sem acesso a nutrição adequada e expostos às baixas temperaturas do inverno. Os maus-tratos a animais são considerados crime ambiental e qualquer um pode denunciar.MPMG/ DivulgaçãoAo todo, foram localizados 48 cães de grande e de médios portes em situação de extremos maus-tratos
Segundo o CRMV-MG, os cães serão castrados e receberão os tratamentos necessários. A expectativa é de que no prazo de até uma semana estejam disponíveis para adoção.
Quanto ao tutor dos animais, ele compareceu perante o Ministério Público, prestou declarações e assinou termo de compromisso de ajustamento de conduta preliminar, comprometendo-se a adotar medidas emergenciais, sob a orientação de médico veterinário, destinadas à assegurar o bem-estar dos cães, bem como a entregar os cães para adotantes indicados pelo Ministério Público.
Os interessados em adotar um ou mais cães podem entrar em contato pelo e-mail cedef@mpmg.mp.br ou pelo telefone (31) 3330-9911. É possível, ainda, fazer a doação de rações. Neste caso, é preciso entregar em qualquer um dos endereços a seguir:
- CRMV-MG (rua Platina, 189, Prado);
- Colégio Arnaldo unidade Anchieta (rua Vitório Marçola, 360, Anchieta, (31) 3524-5200);
- Colégio Arnaldo unidade Funcionários (Praça João Pessoa, 200, (31) 3524-5000).
Leia mais: