(PMRv/Divulgação)
Os moradores de Itabirito, na região Central do Estado, e transportadores que vão até a cidade precisarão passar por um desvio que aumentará o percurso até o município em até 80 quilômetros. Por decisão da Defesa Civil estadual e da Polícia Militar, a BR-356 precisou ser interditada no fim da tarde desta quarta-feira (20).
A interdição foi feita após as sirenes serem acionadas no entorno da mina de Vargem Grande. "Fizemos a avaliação dos danos em caso de rompimento e um trecho da rodovia poderia ser atingido. Por isso, houve a decisão do bloqueio temporário da via", explica o chefe da comunicação da Polícia Militar, major Flávio Santiago.
O trânsito está interrompido na BR-356 entre os quilômetros 35 e 50. A opção de desvio para veículos pequenos é pegar a MG-030, em Nova Lima, seguindo até Rio Acima e, então, em direção a Itabirito. A mudança aumenta o trajeto em cerca de 40 quilômetros.
"Já os veículos de carga terão duas opções. A primeira é seguir pela BR-040 até Congonhas, pegando em direção a Ouro Branco até a comunidade de Lobo Leite. Neste local, eles devem acessar a MG-030 em direção a Itabirito. Nesta opção, com cerca de 40 quilômtros a mais, há um trecho de estrada de terra. Quem quiser evitar, deve pegar a MG-443 até Ouro Preto, onde há o acesso até Itabirito", diz o major.
Neste último caso, a distância até a cidade aumenta em 80 quilômetros.
Carnaval
Questionado se a interdição poderia acontecer até o Carnaval, o major Flávio Santiago informou que serão feitas discussões com técnicos sobre alternativas com relação à interdição da rodovia.
"Mesmo se tratando de uma ação protocolar da Vale, por conta do descomissionamento destas barragens, a partir do momento que tocou a sirene, nós não podemos colocar a vida da população em risco", concluiu o porta-voz da PMMG.