A Polícia Militar pretende incrementar a tecnologia utilizada pela corporação no combate à criminalidade em Minas. A ideia é desenvolver aplicativos a serem disponibilizados para a população ainda no primeiro semestre de 2019. As propostas, agora, dependem do aval do novo governo, a ser empossado em 1º de janeiro.
Uma das novidades estudadas é a plataforma 190 Smart. Por meio dela, pessoas que acionam o 190 poderão acompanhar, em tempo real, o deslocamento da viatura que irá atender a ocorrência.
A novidade foi anunciada nessa sexta-feira pelo comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró, durante evento na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Porém, detalhes sobre os aplicativos não foram divulgados. A assessoria da corporação foi procurada, mas também não comentou o assunto.
Coordenador da equipe de transição do governador eleito Romeu Zema, Matheus Simões afirma que propostas semelhantes já foram debatidas nos últimos meses e que a ideia é usar a tecnologia para otimizar a segurança pública.
“A proposta em si tem que ser analisada, dentro da grande política de segurança que o Estado precisa estruturar”, comentou, enumerando que há intenção da próxima gestão em atualizar o sistema de ocorrências, o tornando mais eletrônico.
Índices
Durante o encontro na Fiemg, o coronel Helbert Figueiró apresentou os índices de criminalidade no Estado. As prisões relacionadas ao tráfico de drogas cresceram 61% no período de 2010 a 2018, saltando de 19.695 para 31.740. Ainda segundo ele, os crimes violentos, como homicídios e estupros, tiveram recuo de 39% neste ano em todo o território.
Sobre o total de detenções, o chefe da corporação informou ter ocorrido queda de 1,4% em 2018, se comparado com o ano passado. Já as apreensões de arma de fogo subiram 2,7%. Em 2017, foram 22.562 recolhimentos de revólveres e outros equipamentos do tipo.
Ataques
O coronel destacou, ainda, que está em fase final o processo de compra de 40 viaturas blindadas que serão alocadas nas operações de combate às explosões de caixas eletrônicos e ataques a bancos em Minas. Os veículos serão colocados em pontos estratégicos, para dar uma resposta imediata às ações dos bandidos, frisou Figueiró.
A estratégia vem reforçar, segundo a PM, o que já é feito para reduzir a atuação dos criminosos. Esse tipo de crime, conforme a PM, caiu 48,2% em 2018.