(PMMG / Divulgação)
O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu, nessa quarta-feira (21), 20 pessoas suspeitas de extrair ilegalmente de minério de ferro na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As prisões ocorreram como parte da operação “Piedade”, elaborada a partir do monitoramento do serviço de inteligência da Polícia e teve como objetivo combater a atividade ilegal na região.
Militares do 6º pelotão do Grupo Especial de Policiamento Ambiental (Gepam) foram até o ponto de extração e encontraram os suspeitos. Além dos 20 presos, foram apreendidos 15 caminhões, uma retroescavadeira, dois veículos de passeio, vários celulares, materiais de registro e controle de carga e uma máscara.
(PMMG / Divulgação)
Segundo os militares, o grupo atuava em local de difícil acesso, com funções muito bem divididas entre motoristas, controladores de tráfego, carregadores e olheiros. Eles confirmaram aos policiais que não possuíam autorização para a extração do mineral e que foram contratados para realizarem o transporte do material.
“É uma organização criminosa. Um grupo extremamente organizado. As pessoas tinham funções pré-definidas. Alguns eram responsáveis pela carga do caminhão, outros pela extração por meio da pá carregadeira e outros por olhar a movimentação. Esses olheiros estavam distantes do local, aproximadamente 6 quilômetros de onde ocorria a extração”, afirmou o tenente Joiner Dornelas.
Os suspeitos foram encaminhados à sede do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente para providências iniciais e, posteriormente, à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.
(*) Com Agência Minas.
Leia mais: