Segurança

PM promete abordagens e varredura nos comércios para tentar barrar crimes no Centro de BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
25/08/2023 às 09:57.
Atualizado em 25/08/2023 às 10:20
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Uma ação da Polícia Militar (PMMG) no Centro de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (25), busca conscientizar a população contra roubos e furtos, principalmente de celulares. Além da campanha educativa, a operação conta com abordagens e fiscalização de estabelecimentos comerciais, e ações de repressão ao crime, com apreensões e prisões, principalmente de autores reincidentes na prática criminosa.

A porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, explica que o objetivo da operação é manter esses autores presos para que a corporação mantenha uma queda criminal constante na região. Segundo ela, desde 2016 a PMMG alcançou e tem mantido uma queda histórica na redução desses crimes no hipercentro de BH, com exceção de eventos, como Carnaval.

A militar garante que a população pode se sentir segura, mas reforça que cada um deve tomar medidas de autoproteção e cuidado. “O papel de orientar e educar a população é fundamental e reflete diretamente no nosso policiamento. É preciso o tempo todo lembrar que o principal objetivo furtado é o celular. Então as pessoas têm que tomar cuidados com esse aparelho, guardar em um lugar seguro, não expor esse objeto”, alerta a major. 

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

O alerta é estendido também para motoristas de aplicativo, que devem fechar os vidros do veículo quando estiverem circulando pelo hipercentro da capital.

Em coletiva com a imprensa, a militar garantiu ainda que há reforço no policiamento diário e presença constante no hipercentro de BH, e lembrou que as vítimas façam o boletim de ocorrência para melhorar as estratégias de combate ao crime da corporação. 

“Eu só tenho um crime quando eu tenho um autor que quer cometer esse crime, quando eu tenho ambiente favorável ao cometimento e quando eu tenho uma vítima dando oportunidade. Se o comportamento do cidadão for de cuidado, esse crime não vai acontecer”, conclui a militar.

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por