Detalhes do caso foram apresentados em coletiva nesta segunda-feira
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
Um homem de 51 anos foi preso em São Paulo, durante operação da Polícia Civil de Minas, sob a suspeita de adquirir, armazenar e compartilhar vasto conteúdo de abuso sexual infantil através de aplicativos de mensagens.
A delegada Marcelle Bacelar, da 2ª Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Cibernéticos, informou que o homem, natural do Rio de Janeiro, era carreteiro e já residiu em Minas, período em que teria cometido os crimes de recebimento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. O suspeito foi preso no local onde trabalhava.
"Percebemos que ele não estava em sua residência. Como havia sido recentemente contratado por uma empresa que presta serviços em rodovias, conseguimos o local exato onde ele estava. Efetuamos a abordagem e, a partir do aparelho celular que estava em sua posse, verificamos um grande e vasto conteúdo de imagens e vídeos contendo abuso sexual infantil. Diante disso, foi dada a voz de prisão em flagrante", detalhou a delegada.
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
A investigação apurou que o homem tinha preferência por crianças do sexo masculino, de 2 a 5 anos. "Ele recebia essas imagens através de diversos contatos. Ele tem passagens por furto, roubo e tentativa de feminicídio", disse Marcelle.
Ainda de acordo com a delegada, o suspeito demonstrou surpresa no momento da prisão. "Imaginamos que ele tenha pensado que a abordagem seria por conta desses outros crimes que ele tinha em sua ficha, e ele disse que não imaginava que fosse por abuso sexual infantil. Ele negava o tempo todo, dizia que as conversas eram sobre conteúdo adulto. Alegava que os contatos encaminhavam conteúdo infantil, mas que ele não queria ver e não sabia como evitar. No entanto, pelo grande volume de arquivos, sua alegação não se sustenta", afirmou a delegada.
O suspeito preso está à disposição da Justiça.