(Samuel Costa)
Militares do Batalhão de Choque, do Corpo de Bombeiros, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estão em um terreno no bairro Nova Pampulha, em Vespasiano, e em uma fazenda de nome Chigongo, em Esmeraldas, ambos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para cumprirem uma reintegração de posse no local. De acordo com a Polícia Militar (PM) a previsão é desalojar aproximadamente 40 famílias em Vespasiano e mais 25 em Esmeraldas. Até o momento não foram registrados conflitos.
Vespasiano
O representante da Brigadas Populares, Frei Gilvander, afirma que as cerca de 58 famílias que vivem na ocupação em Vespasiano não foram avisadas com antecedência suficiente para que pudessem se defender na Justiça ou para que os ocupantes tivessem condições de arrumar outra alternativa. De acordo com ele, as famílias foram notificadas nessa segunda-feira (3), por volta de 18 horas.
O Frei também comunicou à imprensa que a empresa Lotear teria pedido a reintegração de posse, mas, segundo ele, o terreno se trata de uma Área de Preservação Permanente (APP), pertencente à Prefeitura de Vespasiano.
Esmeraldas
À frente da operação, o Tenente Saraiva, afirma que o mandado de reintegração de posse da fazenda Chigongo foi expedido há cerca de dois meses e que após algumas reuniões com os ocupantes, a polícia tem auxiliado a Justiça no cumprimento da ordem.
Ele contou à reportagem do Hoje em Dia que a operação tem seguido tranquila com apoio de 120 agentes. Os ocupantes estão retirando seus pertences do local e acatando a determinação da Justiça sem resistência.