A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira (27), a terceira fase da operação “Lesa Pátria”, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos no domingo, 8 de janeiro, em Brasília (DF). Duas pessoas foram presas em Minas.
Segundo a PF, os dois suspeitos detidos no Estado foram conduzidos para a penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Um deles é morador de Juiz de Fora e foi preso no município. O outro reside em Cataguases, na mesma região, e, após ser preso, foi transferido pela Polícia para a penitenciária.
Eles são acusados de participação na invasão e vandalismo ocorridos no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), quando houve dano generalizado contra móveis, documentos e obras de arte.
A Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos estados do Rio de Janeiro, Minas, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Leia mais: