(Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)
O patrulhamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar recebeu reforço em Minas Gerais. Foram entregues, pelo governo do Estado, 140 novas viaturas a 137 municípios que estão distribuídos por todo o território mineiro.
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 10 milhões para a compra dos veículos, que também são equipados com rádio comunicador. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares federais.
“Se estamos entregando viaturas hoje é porque os deputados federais de Minas Gerais escolheram a segurança como prioridade”, ressaltou o governador Fernando Pimentel na solenidade de entrega, nessa segunda-feira (15), no Palácio da Liberdade.
Além da entrega de viaturas já realizadas, destacam-se a ampliação do número de policiais em todas as regiões mineiras e a digitalização da rede de rádio da PM.
“As viaturas reforçarão o programa estratégico de segurança da Polícia Militar, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população e, sobretudo, para as estratégias institucionais obstinadas à contenção da interiorização do crime”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, em Nota do Comando lida durante o evento.
Pimentel ainda destacou as estratégias adotadas pelo governo em um período de crise econômica. Um exemplo de sucesso, segundo ele, foi a criação das bases comunitárias móveis em BH.
“Nós colocamos 86 bases e os índices estão caindo, mostrando que é um modelo que, com poucos recursos, está produzindo bons resultados. É o mesmo modelo que nós estamos querendo levar aos poucos para o interior do Estado”, finalizou.
Redução
As novas viaturas se somam aos esforços do Governo de Minas dentro do Programa Mais Segurança, que realiza uma série de investimentos na segurança pública e que permitiram, após seis anos, a redução do número de crimes violentos no Estado.
“Para pegar o exemplo de Belo Horizonte, nós estamos, hoje, com o menor índice de homicídios nos últimos 17 anos. No Estado inteiro, a queda dos índices de criminalidade, sobretudo os crimes violentos, ultrapassa os 10%. Isso mostra o trabalho efetivo das polícias Militar e Civil”, afirmou.