Até junho

Pontes, viadutos e passarelas na BR-040 começam a passar por reformas em Minas; veja os locais

Intervenções acontecem em 68 estruturas existentes entre BH e Juiz de Fora; destaque para os viadutos Vila Rica, em Ouro Preto, e do Mutuca, em Nova Lima

Do HOJE EM DIA
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26/03/2025 às 16:15.
Atualizado em 26/03/2025 às 16:33
Os trabalhos já começaram no viaduto Vila Rica, localizado no km 592, em Ouro Preto (Divulgação / EPR Via Mineira)

Os trabalhos já começaram no viaduto Vila Rica, localizado no km 592, em Ouro Preto (Divulgação / EPR Via Mineira)

Pontes, viadutos e passarelas na BR-040 começaram a passar por reformas esta semana. As intervenções, que se estenderão até junho, acontecem em 68 estruturas existentes entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com destaque para o viaduto Vila Rica, em Ouro Preto, e do Mutuca, em Nova Lima.

A EPR Via Mineira, concessionária que assumiu o trecho da rodovia em agosto do ano passado, divulgou nesta quarta-feira (26) que deu início a um amplo programa de manutenção e conservação das estruturas para aprimorar a segurança viária e garantir a preservação dessas estruturas fundamentais para a mobilidade em Minas.

Os serviços serão direcionados para a recuperação e reforço dos elementos de segurança, como guarda-corpos, barreiras de proteção e buzinotes – dispositivos de drenagem responsáveis pelo escoamento da água na laje das estruturas. Além disso, serão realizados reparos nas juntas de dilatação, manutenção dos aparelhos de apoio e revitalização da pintura.

Os trabalhos já começaram no viaduto Vila Rica, localizado no km 592, em Ouro Preto. Com 400 metros de extensão, sendo um viaduto por sentido, essas imponentes estruturas estão entre as maiores da rodovia e desempenham um papel essencial na conectividade da região, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários.

Na sequência, as equipes darão início à manutenção da passarela no distrito de Correia de Almeida, no km 720, em Barbacena, assim como nos outros dispositivos, com equipes mobilizadas para trabalhar de forma coordenada e simultânea.

Para sequência dos trabalhos, destacam-se também os viadutos do Mutuca, no km 545, em Nova Lima, como os maiores do trecho concedido, com 496 metros de extensão, sendo um viaduto para cada sentido da via. Recebendo um alto fluxo diário de veículos, esses viadutos desempenham um papel essencial na fluidez do tráfego e foram projetadas para superar as elevações e depressões do Vale do Mutuca, que chegam a 70 metros de altura, além de cruzar o acesso a uma mina, que passa sob as estruturas.

Manutenção preventiva

De acordo com o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, essas manutenções preventivas dessas estruturas são essenciais para a longevidade da rodovia e a segurança dos usuários.

“Pontes, viadutos e passarelas são conhecidos no universo da engenharia como obras-de-arte especiais, estruturas que têm a finalidade de transpor obstáculos, tais como avenidas, vales e rios, com o objetivo de ligar dois ou mais locais. Portanto, são obras importantíssimas da malha viária. Planejamos esses serviços para manter a funcionalidade, a vida útil e a durabilidade das estruturas, prevenindo desgastes que possam comprometer o desempenho dessas obras ao longo dos anos”, explica.

'Pare e siga' nos trechos

Para garantir a segurança durante as intervenções, as frentes de trabalho contarão com sinalização de obras reforçada, incluindo placas refletivas, cones, balizadores e equipes de sinalização móvel. Em trechos de pista simples, poderá ocorrer operação “pare e siga”, enquanto em segmentos com duas faixas por sentido, o tráfego será desviado para uma das faixas, sempre com aviso prévio aos motoristas.

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