Imunizante é indicado para a prevenção da doença do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento (Freepik / Divulgação)
Um recém-nascido de 24 dias, que engasgou depois de ser amamentado, foi salvo pelo Corpo de Bombeiros através de uma ligação por telefone, no último sábado (15), em São João Del Rei, na região de Campo das Vertentes.
Na ligação, o pai da criança relatou que o bebê estava ficando "arroxeado" e que parecia estar perdendo a consciência. “Passei então a orientá-lo sobre as manobras de desobstrução, enquanto a cabo Carolina acionava a Unidade de Resgate, que estava na rua retornando de outro atendimento", contou o cabo Santiago, bombeiro que atendeu a ligação.
Ainda segundo o cabo, mesmo com as primeiras manobras, a criança ainda não conseguia respirar. "Nestes casos, o mais importante para nós é manter a calma e insistir nos procedimentos. Após aproximadamente oito minutos e meio de tentativas, foi possível ouvir o choro do bebê, o que é sinal de que a respiração tinha voltado", explica o militar.
Segundo a corporação, após alguns minutos, a Unidade de Resgate chegou na casa da família, no bairro São Geraldo. De acordo com os militares, quando chegaram no local o bebê estava tranquilo, no colo da mãe e respirando normalmente. Ainda assim, devido ao tempo que permaneceu sem respirar direito, cerca de 10 minutos, foi levado para a Santa Casa de São João Del Rei, onde ele passou por avaliação médica.
Santiago diz que não é a primeira vez que faz este tipo de salvamento por telefone. "É bastante comum receber ligações de pais ou parentes que presenciam este tipo de problema. Por isso, é muito importante que saibamos aliar a tranquilidade para passar as instruções à celeridade que a situação exige", relata o militar.
Pai de dois meninos, Santiago narra o sentimento de quem pôde, através do telefone, salvar a vida do filho de alguém. "Esta é a maior satisfação que nossa profissão nos dá: poder salvar vidas. É muito gratificante saber que pude ajudar esta família em um momento de tamanho desespero", conclui o bombeiro.