Portal simplifica vida de produtor rural, que terá acesso a vários serviços

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
11/07/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:29
 (Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

(Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

Atender e facilitar o dia a dia de quem trabalha no campo. Com esse objetivo foi lançado o Portal do Produtor. A ferramenta, que oferece a prestação de variados serviços, evita o deslocamento das pessoas que buscam acesso a documentos, antes obtidos apenas presencialmente.

Por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o site entrou em funcionamento há menos de dois meses. Segundo os responsáveis, as perspectivas são animadoras.

“Não subestimamos o produtor rural, que hoje é um grande consumidor de tecnologias. Queremos facilitar a vida dele”, afirma o diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães. 

Parceria

Segundo o assessor da Diretoria Técnica, Bruno Rocha de Melo, responsável pela implantação do portal, uma parceria foi firmada com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). Até o fim deste ano, será possível emitir nota fiscal avulsa para o trânsito de animais por meio do Portal do Produtor. Hoje, os criadores precisam procurar a unidade da SEF no município para obter o documento. 

Esse público que vai até o IMA é composto por cerca de 330 mil criadores. Atualmente, Minas Gerais tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 24 milhões de cabeças.

"O mais importante é o ganho de tempo, pois o produtor não precisa mais paralisar suas atividades e, assim, diminui significativamente os custos de deslocamento”Bruno Rocha de MeloResponsável pela implantação do portal

Fiscalização

Outro serviço do IMA que será disponibilizado no portal é o acesso dos produtores às fiscalizações. O órgão equipou os fiscais com dispositivos móveis (tablets e impressoras portáteis).

Portanto, todos os registros de conformidade ou irregularidades detectados já estão disponibilizados no portal, incluindo imagens fotográficas. Segundo os responsáveis, a medida “eleva o órgão a uma condição de transparência em sua atuação”.

O IMA participa de todos os Fóruns Regionais de Governo para divulgação do portal. O Instituto também repassa orientações sobre o uso da ferramenta. Nas localidades onde há boa infraestrutura de internet, o cadastramento de produtores pode ser feito durante os eventos dos fóruns

Para o produtor rural Fernando Diniz Mana, de 39 anos, de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, o Portal do Produtor é uma ferramenta intuitiva e fácil de utilizar. Ele considera a iniciativa importante, por exemplo, no caso de movimentação de animais, que não tem hora nem dia pré-definidos.

“Quando adquirimos ou comercializamos um animal, a gente pode fazer em qualquer horário e não dependemos mais dos expedientes do escritório. Além disso, temos também o nosso histórico de animais e o controle das vacinas”, explica.

Glauciele de Freitas mora em Manhuaçu, na região do Caparaó. Ela trabalha na administração de propriedades do empresário rural Dalton Dias Heringer. Glauciele é responsável pela operação do Portal do Produtor e elogia a iniciativa do IMA.

“Eu opero com frequência o sistema e confesso que gostei bastante. Sair do escritório era muito complicado, porém, necessário para conseguir os documentos”, afirma Glauciele.

Serviços disponibilizados

– Acesso à Guia de Trânsito Animal (GTA), disponível para os criadores de bovinos.

– Emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da GTA, que pode ser feito pela internet, casa lotérica ou terminal de atendimento bancário.

– Acesso à ficha sanitária – documento que traz todo o histórico da exploração pecuária, como rebanho atual, entrada e saída de animais e registro de vacinação. A ficha é o documento exigido para declaração do Imposto de Renda e para o financiamento bancário.

– Atualização do rebanho, na qual o produtor pode declarar o nascimento e a morte de animais, bem como a evolução nas diversas faixas etárias.

– Declaração obrigatória de vacinação de bovídeos (bovinos e bubalinos) contra a febre aftosa, também de forma simplificada.

Além Disso

Para ter acesso ao portal, o produtor rural irá uma única vez ao escritório do IMA. Lá, ele passará por um recadastramento. São necessários os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço (cópia e originais). Na ocasião, o trabalhador receberá uma senha de acesso acompanhada das instruções de uso. O endereço eletrônico é o ima.mg.gov.br.

Para que o portal pudesse entrar em operação, os investimentos estaduais foram de aproximadamente R$ 900 mil. Em 2018, está prevista mais uma novidade. O produtor rural poderá acessar a página e realizar os serviços por meio de dispositivos móveis, como o celular.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por